Curso de Especialização em Gestão Ambiental de Resíduos Sólidos

SONY DSC

O curso de Especialização em Gestão Ambiental de Resíduos Sólidos que coordeno, no Instituto de Formação Continuada da PUC Minas, orienta os alunos a atuarem no mercado de maneira que, pela gestão e pelo gerenciamento de resíduos sólidos, se contribua para a elevação dos índices de  qualidade de vida, saúde pública e bem-estar social. O profissional realmente capacitado para se aprofundar e resolver problemas de resíduos sólidos nas cidades, precisa ter uma visão global do problema, levando em consideração a questão de saúde, a questão sanitária e a questão ambiental. Este curso de especialização foca exatamente estas questões.

A gestão de resíduos sólidos é um conjunto de procedimentos que tem como maior objetivo atender à Política Nacional de Resíduos Sólidos. Ela atua de modo a diminuir os impactos dos resíduos sólidos sobre o meio ambiente e a saúde pública, além de se preocupar com a redução de despesas na recuperação das áreas degradadas, da água e do ar poluídos, com melhor aplicação dos recursos econômicos.

O programa conta com disciplinas Gestão Ambiental, Manejo de Resíduos Sólidos, Usinas de Compostagem, Projeto e Operação de Aterros Sanitários e Geoprocessamento Aplicado, entre outras. Dentro do curso são divulgadas as técnicas adequadas à criação, ao desenvolvimento e à melhoria das condições necessárias e adequadas à solução dos problemas associados aos resíduos sólidos, em relação a cada situação referente à produção, ao transporte, ao processamento, à destinação e à disposição final dos resíduos sólidos.

Dessa forma os profissionais capacitados pelo curso podem contribuir para a melhoria das condições ambientais nas cidades, especificamente com relação a aquelas situações que se relacionam diretamente com o lixo produzido pelas pessoas, instituições, empresas e indústrias, e pelas administrações municipais. O curso ainda desenvolve os fundamentos teóricos do tratamento e da destinação final dos resíduos sólidos, e atualiza o conhecimento técnico de profissionais das áreas da Engenharia e do Urbanismo. tem A carga horária do programa é de 432horas-aula, e ele é oferecido na Praça da Liberdade. Para maiores detalhes sobre o programa, horários e valor do investimento, basta entrar em contato com o IEC PUC Minas pelo telefone (31) 3319-4444 ou 3131-2800,  ou através do e-mail atendimentoiec@pucminas.br.

Hiram Sartori

Hiram Sartori é Doutor em Engenharia Civil, área de Hidráulica e Saneamento, e ênfase em Resíduos Sólidos, pelo Departamento de Hidráulica e Saneamento da USP(1998), Mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), Graduado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia da UFMG (1984). Tem experiência em Engenharia Civil, atuando com ênfase em Saneamento e Meio Ambiente, principalmente nas áreas de gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, capacitação e treinamento em gerenciamento de resíduos sólidos, administração universitária.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: