Recordar é viver…

Em 2009 um trabalho importante conduzido na Universidade virou notícia:

 

Reator trata maior quantidade de lixo em menos tempo

Maior quantidade de resíduos tratados em menos tempo. Este é o objetivo do projeto de reator para tratamento automatizado de lixo e automação no método de compostagem elaborado pelo professor Hiram Sartori e sua orientanda, a aluna Amanda Lenzi, do curso de Engenharia de Controle e Automação. O trabalho é resultado da pesquisa patrocinada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Probic), ganhador de uma distinção honrosa da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), devido à qualidade e interesse pela preservação do meio ambiente. “Os impactos associados ao trabalho são de ordem ecológica e ambiental”, explica o professor Hiram.

Apresentado durante o 17º Seminário de Iniciação Científica da PUC Minas, o trabalho será publicado como artigo no Livro de Destaques de 2009 da Universidade.

Doutor pela Universidade de São Paulo (USP), Hiram Sartori implantou no Instituto de Educação Continuada da PUC Minas (IEC), durante o ano de 2000, o Curso de Especialização em Gestão Ambiental de Resíduos Sólidos. Atualmente, o professor Hiram e a professora Renata Umbelino, também do curso de Engenharia e Controle e Automação, desenvolvem uma pesquisa patrocinada pelo Fundo de Incentivo de Pesquisa (FIP), também para a construção de um reator automatizado de resíduos sólidos, projeto que inclui a aluna Deishi Cristina, bolsista de Iniciação Científica do Curso de Controle e Automação.

O texto original você pode ver no site da PUC Minas.

Hiram Sartori

Doutor em Engenharia Civil, área de Hidráulica e Saneamento, e ênfase em Resíduos Sólidos, pelo Departamento de Hidráulica e Saneamento da USP(1998), Mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), Graduado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia da UFMG (1984). Tem experiência em Engenharia Civil, atuando com ênfase em Saneamento e Meio Ambiente, principalmente nas áreas de gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, capacitação e treinamento em gerenciamento de resíduos sólidos, administração universitária.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: