Produção acadêmica da disciplina de Gestão Ambiental de Resíduos Sólidos

ciencia

 

Uma das principais funções do professor universitário é contribuir para o desenvolvimento da nossa sociedade, ao propagar o conhecimento acadêmico e dar base para novas pesquisas e descobertas que se traduzem em bem-estar para a população. Ao longo do meu trabalho na academia pude assistir muitos alunos se transformarem em profissionais admiráveis, que por sua vez, põe em prática seu conhecimento e mudam o cenário ambiental do mundo. A cada nova pesquisa, surgem novas maneiras de conhecer mais a fundo as causas dos problemas ambientais, trazendo novas soluções que podem fazer nosso país desenvolver com mais sustentabilidade.

O curso de Gestão Ambiental de Resíduos Sólidos, realizado pela PUC Minas, e idealizado por mim, Hiram Sartori, é mais uma contribuição para a formação de uma geração mais consciente do meio ambiente e disposta a achar soluções eficazes para o gerenciamento adequando dos resíduos sólidos.  A turma de 2014 trouxe grandes pesquisas e análises na área de conhecimento em questão, da qual tenho orgulho de ter lecionado.

Entre os trabalhos produzidos ao longo da disciplina, há o trabalho de conclusão de curso de Breno Leite, que avaliou as estruturas urbanas de manejo de resíduos sólidos domiciliares no Brasil frente aos novos paradigmas da educação ambiental, fazendo um estudo de caso da Superintendência de Limpeza Urbana de Belo Horizonte. Já a estudante Carla Linares fez uma proposta de projeto de galpão de triagem para o aterro sanitário Macaúbas de Sabará, e promoveu a inserção social de catadores de resíduos recicláveis.

O trabalho de Deyse dos Santos, por sua vez, propôs medidas para melhorar o gerenciamento dos resíduos da Sada Transportes e Armazenagens, empresa de Contagem que acompanha o padrão de produtividade e qualidade inerentes à atividade da produção automobilística no país.  O estudante Fernando Fernandes analisou os resíduos sólidos de três residências do bairro de Lourdes, e descreveu a atual situação da coleta de resíduos sólidos urbanos e seletivas de Governador Valadares, município mineiro. E por fim, a pós-graduanda Julia Álvares criou um projeto de implantação de coleta seletiva solidária no setor Aristides Vieira no município de Três Pontas, em Minas Gerais.

Todos os trabalhos foram aprovados e apresentam excelente qualidade, além de cumprir seu papel de pôr os estudantes em contato com a prática profissional e gerar conhecimento relevantes para nossa sociedade, que poderá servir de apoio para novas políticas públicas e o surgimento de uma nova consciência ambiental.

Hiram Sartori

Hiram Sartori é Doutor em Engenharia Civil, área de Hidráulica e Saneamento, e ênfase em Resíduos Sólidos, pelo Departamento de Hidráulica e Saneamento da USP(1998), Mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), Graduado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia da UFMG (1984). Tem experiência em Engenharia Civil, atuando com ênfase em Saneamento e Meio Ambiente, principalmente nas áreas de gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, capacitação e treinamento em gerenciamento de resíduos sólidos, administração universitária.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: