Minha contribuição para BH: a elaboração do Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde na fase extra estabelecimento

seringa

 

Já discutimos aqui a importância do Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde em estabelecimentos como hospitais, postos de saúde, laboratório, clínica veterinária, e outros. A contaminação dos objetos vindos de serviços de saúde pode danificar seriamente o solo, os rios, os animais e a saúde do homem. Além disso, é importante prestar atenção na separação desses objetos contaminados, afim de que eles sejam adequadamente encaminhados para tratamento, de acordo com os parâmetros exigidos por lei.

Sabendo da importância do manejo de resíduos de serviços de saúde, me senti feliz em elaborar o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, juntamente com uma equipe da PUC Minas. Apresentamos o projeto à Superintendência de Limpeza Urbana de Belo Horizonte e aprovados nos itens de sua competência.

Entre os itens relativos a SLU, conforme relatório da Comissão Permanente, foram aprovados o plano para armazenamento final, onde apresentamos projeto dos abrigos de armazenamento para os resíduos do Grupo A, que tem possibilidade de presença de agentes biológicos e do Grupo D, que não apresentam risco biológico, químico ou radiológico à saúde ou ao meio ambiente. Outro item importante é relativo ao gerenciamento da coleta e transporte, realizados pela SLU. E por fim, tratamento da disposição final: o Aterro Sanitário da BR 040, operado pela SLU e licenciado através da Fundação Estadual do Meio Ambiente.

Hiram Sartori

Hiram Sartori é Doutor em Engenharia Civil, área de Hidráulica e Saneamento, e ênfase em Resíduos Sólidos, pelo Departamento de Hidráulica e Saneamento da USP(1998), Mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), Graduado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia da UFMG (1984). Tem experiência em Engenharia Civil, atuando com ênfase em Saneamento e Meio Ambiente, principalmente nas áreas de gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, capacitação e treinamento em gerenciamento de resíduos sólidos, administração universitária.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: