Projeto pesquisa qualidade do ar

poluição-sartori

No meu trabalho na universidade já orientei diversos projetos de graduação, como o de Douglas Dias reis, então estudante de Engenharia Civil na PUC Minas. Sua pesquisa visava medir a qualidade do ar na região do campus através da concentração de partículas sólidas torácicas na atmosfera. Para isso foram espalhados baldinhos cercados por fitas pela Universidade para coletar material particulado, ou seja, poeira, poluição e pedaços de insetos. Depois de 30 dias o material acumulado nos coletores foi recolhido, pesado e guardado. Se a quantidade de partículas aumentar muito de um mês para o outro, pode-se fazer um estudo da causa do fato. A técnica usada no projeto dentro da Universidade é muito usada no mundo todo, tanto nas indústrias quanto nas ruas e nos campos.

Segundo Douglas, ele escolheu este trabalho pela sua importância e pela possibilidade de se analisar a qualidade ambiental. Durante o projeto, ajudei o graduando a estudar a concentração de partículas sólidas torácicas no ar, que é de fácil inalação pelo ser humano, pode ser prejudicial aos seres vivos, já que essas partículas se alojam nas vias respiratórias. A concentração de partículas sólidas torácicas no ar numa região propícia à inversão térmica pode levar a formação de uma camada atmosférica que impede a poeira de se diluir. As partículas de poeira se sedimentam e normalmente se limitam às vizinhanças da fonte emissora, e só se diluem depois das chuvas e da atuação sobre homens, plantas e animais. O Trabalho enfrentou alguns obstáculos, apesar der barato e de fácil execução, como por exemplo o vandalismo dos alunos da universidade.

Aos poucos vou postar estes trabalhos por aqui. Se você foi meu aluno e quer ver seu trabalho publicado, entre em contato. Aí agilizamos o processo.

Hiram Sartori

Hiram Sartori é Doutor em Engenharia Civil, área de Hidráulica e Saneamento, e ênfase em Resíduos Sólidos, pelo Departamento de Hidráulica e Saneamento da USP(1998), Mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), Graduado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia da UFMG (1984). Tem experiência em Engenharia Civil, atuando com ênfase em Saneamento e Meio Ambiente, principalmente nas áreas de gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, capacitação e treinamento em gerenciamento de resíduos sólidos, administração universitária.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: