Plano de Gestão de Resíduos Sólidos no campus da PUC Minas

banco parque-sartori

Em 2004, como parte do meu trabalho para melhoria da qualidade de vida e meio ambiente, ajudei a implementar um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos na unidade Barreiro da PUC Minas. O Plano faz parte do processo de Licenciamento Ambiental que a Universidade cumpre, inclusive em outros campi e unidades.

Como parte do planejamento, colocamos duas lixeiras nas salas de aula, uma para o lixo ‘seco’, como papel e plástico e o outro ‘molhado’, isto é, o lixo orgânico. Como resultado houve uma diminuição de 10% no volume de lixo nos estágios iniciais. Fizemos um grande trabalho de conscientização, explicando aos funcionários do Setor na Unidade e aos responsáveis por serviços de limpeza que um dos objetivos do trabalho era a diminuição do lixo produzido no local.

A informação é grande parte do sucesso do projeto. O que faz as coisas acontecerem é o ser humano. Quando consigo transferir os ensinamentos para as pessoas, dou a elas autonomia e cidadania. São projetos como esse que possibilitam os futuros engenheiros a ter uma experiência com planejamento e dão uma consciência ambiental para toda comunidade acadêmica, que é responsável por gerar conhecimento para a sociedade.

Hiram Sartori

Hiram Sartori é Doutor em Engenharia Civil, área de Hidráulica e Saneamento, e ênfase em Resíduos Sólidos, pelo Departamento de Hidráulica e Saneamento da USP(1998), Mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), Graduado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia da UFMG (1984). Tem experiência em Engenharia Civil, atuando com ênfase em Saneamento e Meio Ambiente, principalmente nas áreas de gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, capacitação e treinamento em gerenciamento de resíduos sólidos, administração universitária.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: