Unidade Experimental de Tratamento de Esgotos beneficia comunidade acadêmica

Hiram Sartori orientou, em 2007, a construção da Unidade Experimental de Tratamento de Esgotos por Ecossistemas Construídos (UETEEC) de seu então aluno André Baxter Barreto, egresso do curso de Ciências Biológicas – licenciatura e bacharelado em gestão ambiental da PUC Minas. A Unidade é de grande importância para a comunidade acadêmica, já que serve como um laboratório experimental para os alunos, especialmente os do curso de Ciências Biológicas. André conta que a ideia surgiu em 2005, quando esteve no Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado, um centro de referências em sustentabilidade em Perinópolis, Goiás.

A Unidade trata os efluentes vindos das pias da cozinha da cantina do núcleo universitário e é composta por dez estágios. “O princípio do tratamento são as reações e fenômenos biológicos de depuração natural da matéria orgânica. Cada um dos estágios do sistema é espelhado em ecossistemas naturais, que foram reconstruídos em pequena escala”, explica. André ainda explica que a unidade experimental é composta de dez estágios. As caixas dos estágios ficam em desnível, de modo que o fluxo no sistema se dá por gravidade.

Três mil litros de efluentes passam pela UETEEC todos os dias. Em caso de problemas o esgoto é revertido para a rede normal da Copasa, que já recebe os efluentes finais da Unidade. André ainda fala sobre a possível expansão da Unidade, que já beneficia os alunos da PUC e ajuda no planejamento de saneamento ambiental no Brasil. “Esperamos que, em um futuro próximo, após a estabilização do sistema e mais análises laboratoriais, O efluente da cozinha da cantina possa ser reutilizado de alguma forma, como na irrigação, por exemplo”, visualiza André.

Hiram Sartori

Hiram Sartori é Doutor em Engenharia Civil, área de Hidráulica e Saneamento, e ênfase em Resíduos Sólidos, pelo Departamento de Hidráulica e Saneamento da USP(1998), Mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), Graduado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia da UFMG (1984). Tem experiência em Engenharia Civil, atuando com ênfase em Saneamento e Meio Ambiente, principalmente nas áreas de gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, capacitação e treinamento em gerenciamento de resíduos sólidos, administração universitária.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: