Startup gerencia a disposição de resíduos sólidos de obras e indústrias

entulho-sartori

Um dos maiores problemas urbanos hoje é a falta de cuidado com o lixo, que acaba sendo descartado de modo irregular pela cidade. Segundo a Superintendência de Limpeza Urbana, em Belo Horizonte existem 1.200 pontos de disposição ilegal de resíduos, que são conhecidos. O prejuízo para a população vai desde a saúde pública, até uma estética feia e suja que custa muito caro para o poder público, e consequentemente para a população.

Por isso sempre que surge iniciativas que visam solucionar um problema público, especialmente relacionada a limpeza das cidades e ao meio ambiente, eu apoio e divulgo como exemplo de empreendedorismo social. A Startup Net Resíduos é uma dessas iniciativas que devem ser faladas e usadas pelas construções de obras na cidade. Ela disponibiliza uma ferramenta para planejamento e gestão de resíduos da construção civil e industrial, que funciona no computador, tablete ou celular.

O objetivo da Net Resíduos é gerenciar para o cliente a disposição do lixo de sua obra ou indústria de maneira segura e dentro da legalidade. Ele acompanha o fluxo de resíduos desde a sua geração até a sua destinação final, inclusive passando pelo transporte. Os resíduos gerados pelo cliente são transportados por empresas cadastradas e legalizadas na prefeitura e destinados à locais devidamente licenciados, possibilitando que os resíduos sejam dispostos de forma adequada, sem danos ao meio ambiente, dentro das leis ambientais vigentes.

Essa startup é especialmente necessária já que o Brasil gera 78,6 milhões de toneladas de resíduos sólidos por ano e na construção civil e industrial sua gestão é ainda mais desafiadora, seja por falta de apoio da prefeitura ou do próprio gestor. E recentemente a Net Resíduos foi aprovada na primeira etapa do primeiro ciclo de 2016 da Brasil Inovativa, um programa de aceleração para negócios inovadores em todo país, apoiado pele Sebrae e realizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

A Net Resíduos foi criada pela Ambiência, empresa de engenharia ambiental que busca redução dos impactos ambientais e geração de benefícios econômicos, ambientais e sociais aos envolvidos. Ela atua com o Gerenciamento de resíduos da construção civil e junto com os municípios atua nos planos municipais de gestão de resíduos sólidos, ajudando nos problemas como o seu manejo incorreto. Sua parceira na startup, a Conecta Brasil, fornece soluções em tecnologias web além de consultoria em metodologias de desenvolvimento de software.

Se você tem problemas com os resíduos da sua obra, vale a pena dar uma conferida em empresas que prezam pela preservação do meio ambiente, que valorizam a comunidade em que atuam, e respeitam as leis do município. E até mesmo os consumidores, fiquem atentos em como o fabricante do seu produto atua no mercado para que tenha um desenvolvimento sustentável.

 

Hiram Sartori

Hiram Sartori é Doutor em Engenharia Civil, área de Hidráulica e Saneamento, e ênfase em Resíduos Sólidos, pelo Departamento de Hidráulica e Saneamento da USP(1998), Mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), Graduado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia da UFMG (1984). Tem experiência em Engenharia Civil, atuando com ênfase em Saneamento e Meio Ambiente, principalmente nas áreas de gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, capacitação e treinamento em gerenciamento de resíduos sólidos, administração universitária.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: