Relembrando um excelente trabalho

O processo de produção de cimento provoca um considerável impacto ao meio ambiente, sem contar que é grande geradora de CO2, cuja emissão tem sido objeto de planejamento e controle. Desta forma, estudos de novos mecanismos, ou novas tecnologias ou processos que permitam produzir concretos duráveis, a partir da redução do consumo de cimento, são sempre bem vindos e oportunos.
Em resumo, é peça importante para o adequado desenvolvimento sustentável. A sustentabilidade promove a redução da extração de materiais da natureza, minimizando os impactos ambientais.

O trecho acima é da dissertação de mestrado de Cristiano Oliveira Guimarães, orientada pelo competente professor Abdias Magalhães Gomes, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFMG.

Tive o prazer de ser um dos professores da banca de avaliação deste importante trabalho ao lado do colega Jose Marcio Fonseca Calixto.

Recomendo a todos os interessados a leitura do relatório da pesquisa, intitulado “Avaliação do uso da água magnetizada na produção de concretos em centrais

Hiram Sartori

Hiram Sartori é Doutor em Engenharia Civil, área de Hidráulica e Saneamento, e ênfase em Resíduos Sólidos, pelo Departamento de Hidráulica e Saneamento da USP(1998), Mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), Graduado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia da UFMG (1984). Tem experiência em Engenharia Civil, atuando com ênfase em Saneamento e Meio Ambiente, principalmente nas áreas de gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, capacitação e treinamento em gerenciamento de resíduos sólidos, administração universitária.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: