Diagnóstico do lixo no campus da PUC Minas

papel - sartori

 

O problema do excesso e da destinação do lixo ainda é forte, por vários motivos que vão desde a infraestrutura urbana até a falta de cultura ambiental da população.  Venho estudando o tratamento de resíduos sólidos há quase 30 anos e pude constatar que devemos resolver este problema começando pela sua raiz. Pensando nisso, ao longo do meu trabalho na comunidade acadêmica,  realizei no campus da PUC Coração Eucarístico, com apoio da Pró-Reitoria de Infraestrutura, o gerenciamento do lixo intra-muros, e o manejo fora deles, através de Planos de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos.

A iniciativa buscou primeiramente conhecer o lixo produzido em cada campus, ato importante para definir como gerenciá-lo. Na caracterização dos resíduos da atividade, os itens encontrados são papéis, em primeiro lugar, seguidos por vidro, plástico, papelão, resíduos da área da saúde e matéria orgânica. Eu, Hiram Sartori, coordenei uma equipe de cinco funcionários, e juntos fizemos a análise dos resíduos, após a qual um plano de gerenciamento dos resíduos sólidos, foi elaborado.

O objetivo do projeto é reduzir o máximo possível a produção de lixo no campus, atitude que pode evitar danos de saúde e meio ambiente, e economizar no dinheiro usado pelas autoridades locais. E para buscarmos o apoio dos estudantes que frequentam o campus, precisamos educa-los de maneira que valorizem uma nova atitude em relação ao meio ambiente. Dessa forma, começamos também o trabalho de implantação e educação entre estudantes e funcionários do campus Coração Eucarístico.

Hiram Sartori

Hiram Sartori é Doutor em Engenharia Civil, área de Hidráulica e Saneamento, e ênfase em Resíduos Sólidos, pelo Departamento de Hidráulica e Saneamento da USP(1998), Mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), Graduado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia da UFMG (1984). Tem experiência em Engenharia Civil, atuando com ênfase em Saneamento e Meio Ambiente, principalmente nas áreas de gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, capacitação e treinamento em gerenciamento de resíduos sólidos, administração universitária.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: