Artigo propõe gerenciamento de resíduos sólidos na FUMEC

Acompanhado de colegas professores, Hiram Sartori traçou um plano sustentável para o despejo de resíduos sólidos na Universidade

 

Diante dos problemas ambientais que enfrentamos hoje, ser sustentável é essencial para suprir as necessidades da humanidade sem destruir os recursos naturais. Precisamos satisfazer nossas necessidades com a exploração equilibrada de recursos naturais, sem comprometer futuras gerações.  Pensando contribuir para um ambiente sustentável, Hiram Sartori, engenheiro civil especialista em Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos, juntamente com os mestres Eduardo Mesquita e M. Sílvia Fiuza propuseram, em artigo a implantação de um Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos no Campus da Universidade FUMEC.

Para reduzir os riscos ambientais de problemas vindos da disposição inadequada dos resíduos sólidos no Campus da FUMEC, Sartori e os demais co-autores traçaram um plano com objetivo de indicar as melhores formas de segregação, controle e redução dos riscos ao ambiente. Fundamentando na teoria dos 3Rs a proposta prioriza a redução da geração na fonte, a reutilização e a reciclagem. Segundo o artigo, especificamente no caso do Campus FUMEC, a implantação de PGIRS tem por objetivo final dotar o empreendimento passível de licenciamento ambiental, diminuindo os desperdícios de materiais e otimizando a coleta seletiva e a reciclagem de resíduos.

A preocupação dos autores tem fundamento. Os resíduos que são dispostos sem um planejamento sustentável podem poluir o solo, as águas superficiais e subterrâneas e contaminar o ar, interagindo com o homem. Sem uma coleta adequada os resíduos são conduzidos para lixões causando poluição tanto no solo quanto no lençol freático, contaminando os cursos d’água que são usados para tratamento e consumo humano.

A Universidade

As universidades estão numa posição privilegiada para liderar o caminho para o desenvolvimento sustentável. Ela está capacitada a formar cidadãos mais conscientes e decisores do futuro, além de ter uma estrutura que permite uma investigação interdisciplinar e ainda, por sua natureza fundamental, de gerar conhecimento.

O artigo investigou a Universidade FUMEC e conclui que os comportamentos individuais deixam a desejar. Para uma cultura sustentável é ainda preciso mudanças de comportamentos individuais e coletivos através de atividades de sensibilização e de medidas de educação ambiental. Dessa forma uma educação que promova a conscientização e a emancipação é essencial. A participação dos membros dessa comunidade deve ser ativa.

O Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos deve privilegiar, assim, a gestão participativa com os vários atores envolvidos e englobando em seu planejamento a execução, as variáveis sociais, ambientais e econômicas. Para que o Plano tenha sucesso, Sartori concluiu que é necessário a determinação de formas de manejo, tratamento e destinação final dos resíduos produzidos e, ainda, das formas de acondicionamento e armazenamento destes. As práticas da coleta seletiva e da reciclagem propostas permitirão benefícios ambientais, quer seja na diminuição da extração de matérias-primas, no aumento da vida útil de aterros, ou no simples fato de evitar o descarte dos dejetos na natureza e sua consequente degradação.

Leia o artigo na íntegra

Você pode ler o artigo escrito por Hiram Sartori, Eduardo Mesquita e M. Sílvia Fiuza na íntegra a partir deste link.

Hiram Sartori

Hiram Sartori é Doutor em Engenharia Civil, área de Hidráulica e Saneamento, e ênfase em Resíduos Sólidos, pelo Departamento de Hidráulica e Saneamento da USP(1998), Mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), Graduado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia da UFMG (1984). Tem experiência em Engenharia Civil, atuando com ênfase em Saneamento e Meio Ambiente, principalmente nas áreas de gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, capacitação e treinamento em gerenciamento de resíduos sólidos, administração universitária.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: